5 erros comuns de quem quer perder peso. Qual deles você comete?

A fórmula para perder peso é simples: basta se alimentar melhor, praticar atividades físicas regularmente e queimar mais calorias do que você consome. Mas todo mundo que já tentou emagrecer sabe que, na prática, o processo não é tão fácil como parece – os resultados não aparecem de forma instantânea, a rotina alimentar começa a ficar cansativa e a motivação vai indo por água abaixo.

O problema maior é quando você acha que está fazendo tudo certo e, ainda assim, os resultados não são nada satisfatórios. As gorduras não vão embora, os músculos doem constantemente, você sente uma fadiga excessiva e seu corpo parece não apresentar nenhum progresso.

Talvez isso esteja acontecendo por conta de erros que atrapalham o seu desempenho. Confira abaixo alguns deslizes comuns de quem começa a praticar atividades físicas e saiba como corrigi-los, otimizando seus resultados.

1 – Não respeitar o limite do seu corpo

A decisão foi tomada: você resolveu deixar o sedentarismo de lado e começou a se exercitar. Ótimo, o primeiro passo foi dado! Mas agora é importante que você entenda que não é possível emagrecer todos os quilos que ganhou em anos de um dia para o outro – o processo é demorado e exige paciência (e muito esforço!).

Um dos piores erros cometidos por quem quer perder peso é tentar adiantar o processo e treinar além do recomendado, ultrapassando os limites do próprio corpo. Se você faz isso, saiba que um bom condicionamento físico não é alcançado de uma hora para outra – a evolução é gradativa e acontece dia após dia, de forma progressiva.

Forçar o seu corpo e treinar mais do que seu organismo aguenta aumenta suas chances de se lesionar, além de não fazer bem para a seu sistema cardiovascular. Isso foi apresentado em estudo publicado pelo The Wall Street Journal, que mostrou que exercícios intensos demais podem fazer que com que as pessoas desenvolvam arritmia cardíaca e doença arterial coronária.

Então deixe anotado: falta de ar e dores intensas ao executar exercícios são sinais de que você está ultrapassando seus limites. Se isso acontecer, diminua o ritmo.

2 – Ignorar o tempo de descanso

Para quem se exercita, tempo em repouso não é tempo perdido. Então não se preocupe em ficar dois dias da semana sem malhar e não ignore o tempo de descanso entre uma série de exercícios e outra – ele é crucial para o seu sucesso.

Vou explicar melhor: quando nos exercitamos, o tecido muscular sofre pequenos danos (por isso que sentimos dores musculares nos dias seguintes ao treino). O corpo consegue se recuperar sozinho e é durante a recuperação que os músculos vão ficando mais fortes e maiores.

Isso foi mostrado em um estudo feito pelo Karolinska Institute, que concluiu que o tempo posterior ao treino é fundamental para o aumento da resistência muscular. Se você ignora esse período de descanso, seus músculos não se recuperam de forma adequada e você pode acabar se lesionando em um treino futuro.

3 – Fazer o mesmo treino todos os dias

Outro erro comum de quem começa a praticar atividades físicas é não variar os tipos de exercícios e treinar o mesmo grupo muscular todos os dias. Isso acontece sempre – quem é que não conhece um homem que só treina braço e abdômen ou uma mulher que só faz exercícios para as pernas e bumbum?!

O hábito, apesar de ser corriqueiro, não faz nada bem para o corpo. Primeiro, porque, como já mencionado acima, os músculos precisam de repouso para conseguirem se recuperar. Se você faz os mesmos exercícios dia após dia, a recuperação não acontece da forma correta e o risco de se lesionar aumenta.

O segundo motivo é o fato dos músculos do corpo trabalharem simultaneamente. Então, para ter bons resultados, é preciso que haja um equilíbrio entre eles – se você faz uma série de exercícios para o abdômen, por exemplo, é preciso que dê a mesma importância para a lombar.

4 – Desistir por não ver diferença no valor da balança

Lembre-se todos os dias: os números que aparecem na balança não refletem seus esforços, então não fique desanimado caso não consiga emagrecer quilos e mais quilos mesmo com a prática diária de exercícios.

A pouca diferença no peso é justificada de forma simples: ao mesmo tempo que os treinos fazem você queimar gordura, eles também contribuem na construção de músculos (que são muito mais pesados). Por isso, você pode acabar perdendo medidas sem ter nenhuma alteração no peso.

Então não se preocupe e nem fique desmotivado por conta do valor apresentado na balança. Se olhe no espelho, tente colocar aquela calça que não fechava e acredite no que você consegue ver, não nos números que você consegue medir.  

5 – Se alimentar de forma errada

A sua alimentação está diretamente ligada à sua performance no treino, então não prejudique todo seu esforço por conta dos alimentos que você coloca no prato.

Quem quer perder peso e ganhar massa magra de forma saudável e duradoura não deve se aventurar em dietas malucas que prometem secar incontáveis quilos em um período de tempo curtíssimo – isso pode até dar resultados em um primeiro momento, mas o hábito não funciona a longo prazo e é prejudicial para a saúde.

A chave para quem quer seguir um estilo de vida saudável e conquistar o corpo que sempre sonhou é unir a prática de exercícios físicos a uma alimentação balanceada. E a boa notícia é que se alimentar direito não é um processo chato, cansativo e nem sofrido – comer bem não é sinônimo de comer pouco.

Um programa online feito pela nutricionista Andréa Santa Rosa e seu marido Márcio Garcia vem ajudando milhares de pessoas a aumentarem sua qualidade de vida por meio da alimentação. O Vida Funcional é um programa de reeducação alimentar que mostra como é possível perder gordura localizada de forma definitiva, sem passar fome com dietas restritivas e sem correr o risco de passar pelo efeito sanfona.

O objetivo do programa é ensinar tudo sobre os alimentos, mostrando quais são benéficos e quais você deve evitar (e não cortar!). Assim, é possível seguir uma alimentação balanceada, sem contar calorias e sem se privar daquilo que você gosta.

Todos as marcas tem sua qualidade comprovada antes de fazerem parte do Fitness BR.
O polo de moda de Nova Friburgo nos oferece o ambiente e qualidade necessários.
Todas as informações são criptografadas e armazenadas dessa forma.

SELOS DE SEGURANÇA E QUALIDADE